CBF marca nova eleição presidencial para 25 de maio após decisão judicial
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que realizará uma nova eleição para a presidência da entidade no dia 25 de maio, após determinação judicial que afastou Ednaldo Rodrigues do cargo. O edital será publicado em 17 de maio e o processo irá escolher o novo presidente e oito vice-presidentes para um mandato de quatro anos.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizará uma nova eleição para a presidência da entidade no dia 25 de maio. A convocação do pleito foi feita por Fernando Sarney, vice-presidente e interventor interino nomeado pela Justiça do Rio de Janeiro, após o afastamento de Ednaldo Rodrigues do cargo.
O edital de convocação será publicado em 17 de maio, e o registro das chapas poderá ser feito entre os dias 18 e 20 do mesmo mês. Além do novo presidente, também serão eleitos oito vice-presidentes, três membros efetivos e três suplentes do Conselho Fiscal, todos para um mandato de quatro anos, de 2025 a 2029.
A decisão de convocar novas eleições atende a uma determinação judicial que anulou o acordo anterior que mantinha Ednaldo Rodrigues na presidência e determinou a escolha dos novos dirigentes o mais rápido possível. A disputa pelo comando da CBF ocorre em meio a denúncias de irregularidades em eleições passadas e questionamentos sobre a gestão da entidade.
O colégio eleitoral da CBF é composto pelos presidentes das 27 federações estaduais (com peso 3 no voto), pelos 20 clubes da Série A (peso 2) e pelos 20 clubes da Série B (peso 1). O processo de votação é secreto e vence a chapa que obtiver maioria simples.
Enquanto isso, Ednaldo Rodrigues tenta reverter o afastamento por meio de recursos no Supremo Tribunal Federal, que ainda irá julgar a legalidade do processo e do acordo que o mantinha no cargo. A eleição ocorre em um momento de transição importante para o futebol brasileiro, já que no dia seguinte ao pleito está prevista a chegada de Carlo Ancelotti, novo técnico da seleção brasileira, para sua primeira convocação.
*Renato Feitosa é advogado e jornalista, com ampla experiência na área de comunicação e assessoria de imprensa.