Feita no Brasil: tecnologia usa IA para identificar Covid pela saliva
Universidade Federal de Uberlândia desenvolveu tecnologia com sensores eletroquímicos para aumentar a precisão do resultado em diagnósticos

Cientistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desenvolveram um sistema capaz de diagnosticar a Covid-19 por meio da saliva com rapidez, precisão e baixo custo.
Batizado de Sagapep, o método combina biossensores eletroquímicos com algoritmos de inteligência artificial, e, segundo os pesquisadores, representa um avanço no uso de tecnologias portáteis para diagnóstico de doenças infecciosas.
A tecnologia se baseia em biossensores que detectam sinais de doenças a partir da análise de fluidos do corpo, como sangue, urina ou saliva, o mesmo princípio usado em testes de glicemia.
O que torna a pesquisa da UFU diferente é o uso inédito de dois tipos de inteligência artificial, que ajudam a tornar o diagnóstico da Covid-19 mais rápido e preciso.
“É o primeiro algoritmo de inteligência artificial para esse tipo de equipamento, que neste caso foi feito na detecção de doenças. Essa foi a primeira vez que aplicamos a tecnologia baseada em peptídeos salivares”, afirmou em comunicado o pesquisador Robinson Sabino-Silva, coordenador do Grupo de Inovação em Diagnóstico Salivar e Nanobiotecnologia da UFU (Salivanano/UFU).
Fonte: Metrópoles