Vereador Mundim é eleito presidente da Câmara de Formosa com apoio da oposição

A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Formosa, realizada na manhã desta terça-feira (15), resultou na vitória da oposição, que conquistou a maioria das cadeiras, além do mais, o presidente eleito não é integrante da base aliada do prefeito.

Vereador Mundim é eleito presidente da Câmara de Formosa com apoio da oposição
Eleição da mesa diretora da Câmara de Formosa: oposição ganha maioria/Foto: Câmara Municipal de Formosa

Em uma eleição apertada, o vereador Edmundo Nunes Dourado (PODEMOS), conhecido como Mundim, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Formosa para o exercício de 2024. Ele recebeu 10 votos, contra 9 do seu oponente, o vereador Dr.João Batista (AVANTE).

Mundim é um político experiente, com quatro mandatos consecutivos na Câmara. Já foi presidente da casa em outras legislaturas. Em seu discurso de posse, ele afirmou que não vai perseguir ninguém politicamente, deixando uma mensagem clara ao prefeito da cidade, que não estava presente na sessão extraordinária.

A vitória da oposição significa que o atual prefeito de Formosa, apesar de 2024 ser o último ano de seu mandato, terá mais dificuldade para dialogar com a Câmara e buscar soluções para certos problemas. Isso porque a mesa diretora é responsável pela organização dos trabalhos legislativos e pela fiscalização da administração municipal.

O prefeito, terá que lidar com uma Câmara mais crítica e independente. Isso pode dificultar o diálogo entre as duas esferas de governo e dificultar a aprovação de determinados projetos .

No entanto, é importante ressaltar que a eleição da mesa diretora é um processo democrático, que reflete a vontade da maioria dos vereadores. O prefeito deve respeitar o resultado da eleição e trabalhar com a nova mesa para o bem da cidade.

Mundim foi eleito com o apoio da bancada da independência, que inclui a vereadora delegada Fernanda, que é um dos principais nomes cotados para a eleição do executivo no ano de 2024.

O atual prefeito não poderá mais concorrer a um cargo nas eleições de 2024. No entanto, ele ainda pode ser alvo de investigações por supostas irregularidades em sua gestão.

Composição da mesa diretora

A mesa diretora da Câmara Municipal de Formosa para o ano de 2024 é composta pelos seguintes vereadores:

Presidente: Edmundo Nunes Dourado (PODEMOS)

Vice-presidente: Índio de Assis (AGIR)

Primeiro secretário: Hermes Costa (PODEMOS)

Segundo secretário: Ciê do Sacolão (AVANTE)

Terceiro secretário: Joelson Trovão (MDB)

Troca de farpas

Apesar de a eleição ter sido tranquila, houve algumas trocas de farpas entre os vereadores. 

Expectativas

Com a eleição de Mundim para presidente da Câmara, espera-se que o Legislativo adote uma postura mais inclusiva e representativa da sociedade, uma vez que a atual gestão do prefeito é criticada por favorecer uma pequena minoria, em detrimento da maioria da população.

É importante ressaltar que essas são apenas expectativas, e que a nova gestão da Câmara ainda precisa comprovar sua capacidade de cumprir seus compromissos.