Nivaldo Falcão alerta sobre crise hídrica em Formosa
O colapso do Rio Bandeirinha e o esgotamento dos poços artesianos em Formosa alertam para uma crise iminente no abastecimento de água
O jornalista e escritor Nivaldo Falcão, morador da cidade, faz um apelo urgente aos representantes políticos para que unam forças com os governos de Goiás e do Distrito Federal, buscando a construção de um barramento no Rio Santa Rita, antes que seja tarde demais.
"Há muito tempo venho alertando sobre a questão crítica do abastecimento de água em nossa cidade pelo Rio Bandeirinha e poços artesianos. Lamentavelmente o Banderinha está agonizando, está seco.
Se nenhuma ação for tomada, em um futuro não muito distante, toda a nossa população terá que buscar água nas regiões do Santa Rita ou Itiquira.
É urgente que os nossos representantes políticos compreendam a gravidade do problema e se mobilizem para estabelecer parcerias com os governos de Goiás e do Distrito Federal, a fim de viabilizar a construção de um barramento no Rio Santa Rita.
Essa medida precisa ser realizada enquanto a região ao longo do rio ainda está desabitada e o leito do rio, despoluído.
Essa é uma questão de sobrevivência e qualidade de vida para todos nós. A ação imediata é crucial para garantirmos um futuro sustentável e digno para nossa população".
Por Nivaldo Falcão