Hospital Estadual de Formosa ultrapassa marca de 900 cirurgias em três meses

Unidade realiza cirurgias eletivas e emergenciais em diversas especialidades, oferecendo suporte completo ao paciente

Hospital Estadual de Formosa ultrapassa marca de 900 cirurgias em três meses
Equipe do HEF durante procedimento no centro cirúrgico; unidade realiza cirurgias com segurança, agilidade e foco na recuperação do paciente/Foto: Braz Silva / Imed

O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do Governo de Goiás, registrou 985 procedimentos cirúrgicos realizados de fevereiro a abril deste ano, reafirmando seu papel na assistência em saúde da região do Entorno do DF. Com uma estrutura preparada para atender tanto cirurgias eletivas quanto de urgência e emergência, a unidade contempla diversas especialidades, como cirurgia geral, vascular, ginecológica e ortopédica.

Desse total, 374 cirurgias foram eletivas, ou seja, previamente agendadas, e 551 foram de urgência e emergência. A média mensal é de mais de 120 procedimentos eletivos e 200 cirurgias emergenciais. Entre os principais procedimentos eletivos realizados no hospital estão: tratamento cirúrgico de varizes (bilateral), laqueadura tubária, histerectomia total (remoção de útero) e cirurgia para correção de hérnia.

Para a diretora da unidade, Bruna Mundim, os resultados alcançados reforçam o compromisso da instituição com a qualidade da assistência oferecida à população. "Os números refletem o empenho diário de toda a nossa equipe em oferecer um cuidado de excelência à população. As quase mil cirurgias realizadas no trimestre não representam apenas estatísticas, são vidas transformadas, dores aliviadas e famílias acolhidas. O Hospital Estadual de Formosa tem se fortalecido como referência regional, graças à dedicação dos nossos profissionais e à confiança dos pacientes", afirma a diretora.

Uma dessas cirurgias foi a do paciente Luiz Henrique Gomes Rodrigues, que deu entrada na unidade após cair de um telhado enquanto trabalhava e fraturar o antebraço. “Confesso que cheguei bem apreensivo, com um pouco de ansiedade e medo. Mas logo fui relaxando por conta do atendimento, sabe? Quero fazer uma ressalva aqui às enfermeiras, a todos os profissionais que nos ajudaram durante essa minha estadia aqui, os cirurgiões, as meninas da enfermagem, da limpeza, da cantina, enfim. Quero deixar aqui o meu muito obrigado”, conta o paciente.

Como funciona o acesso à cirurgia eletiva?

O processo de encaminhamento para uma cirurgia eletiva começa na Unidade Básica de Saúde (UBS). Após a consulta, o médico solicita avaliação com um especialista. O paciente, então, apresenta essa solicitação à regulação municipal, que encaminha o caso ao HEF, conforme a especialidade necessária. Já no hospital, o paciente passa por consultas, retornos e exames ambulatoriais. Se for considerado apto, a cirurgia é autorizada.

Atendimento humanizado e canais de apoio

Durante todas as etapas do processo, o hospital oferece suporte por meio da Central de Agendamentos, disponível para esclarecer dúvidas e orientar os pacientes. O serviço funciona presencialmente de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h, e às sextas, das 7h às 17h. O atendimento também pode ser feito por telefone, no número (61) 3770-0171, (61) 3770-0170 ou via WhatsApp, pelo (62) 3121-5418.

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás