#NoEntornoTem: espaço valoriza produtos regionais na SEDF-GO

Espaço permanente reúne produtos artesanais e do agro dos 13 municípios da Região, inspirado na feira #NoEntornoTem

#NoEntornoTem: espaço valoriza produtos regionais na SEDF-GO
Fotos: Leandro Neves
#NoEntornoTem: espaço valoriza produtos regionais na SEDF-GO
#NoEntornoTem: espaço valoriza produtos regionais na SEDF-GO

Quem chega à recepção da Secretaria do Entorno do DF de Goiás (SEDF-GO), em Brasília, agora encontra um pedacinho de cada uma das 13 cidades que compõem a região. Mel, vinhos artesanais, geleias, doces caseiros, sabonetes naturais, cachaças e muito mais dividem o espaço em uma mostra que celebra a diversidade e a qualidade da produção local.  

A ideia nasceu na feira #NoEntornoTem, que, pela primeira vez, reuniu produtos de todas as cidades da Região Metropolitana do Entorno (RME), além de Abadiânia e Alexânia. O sucesso da iniciativa inspirou a criação dessa “lojinha do Entorno”, um espaço permanente de valorização da cultura, do agro e do artesanato regional. 

Cada município ganhou seu cantinho na vitrine, preenchido com produtos escolhidos pelos próprios produtores. Os itens ficam disponíveis para compra por servidores, visitantes e pela população em geral — sempre com novidades, de acordo com a sazonalidade e a variedade da produção local. 

A criação deste espaço é uma ação estratégica de valorização da produção regional e fortalecimento da economia dos municípios do Entorno. “Ao reunir produtos, promovemos visibilidade, incentivamos a comercialização e estimulamos cadeias produtivas ligadas ao agro, ao artesanato e à economia criativa. Nosso objetivo é transformar esse espaço em uma vitrine contínua das potencialidades da região, ampliando oportunidades e integração entre os 13 municípios”, disse o secretário do Entorno, Pábio Mossoró. 

Quem organiza o espaço é um dos assessores da Superintendência de Políticas de Desenvolvimento Urbano Integrado da SEDF-GO, Thiago Oliveira. “Esse espaço é mais do que uma vitrine. É um símbolo concreto do nosso reconhecimento à produção local e ao talento dos nossos empreendedores”, disse. 

  

O que já tem por lá?

Cristalina – Cachaças artesanais 

Cocalzinho de Goiás – Vinhos, cosméticos naturais e fitoterápicos 

Luziânia – Manteigas e suspiros artesanais 

Alexânia – Mel e derivados 

Cidade Ocidental – Marmelada 

Planaltina de Goiás – Geleia e chá de mirtilo 

Formosa – Cachaça e dermocosméticos 

Novo Gama – Doces, geleias caseiras e destilada de cana 

Padre Bernardo – Baru, açafrão e doces típicos 

Santo Antônio do Descoberto - aguardente, fermentado e geleia de jabuticaba 

Valparaíso de Goiás - artesanato 

Águas Lindas - vinho 

 Abadiânia - Mel e derivados e conserva de pimenta  

Secretaria do Entorno do Distrito Federal - Governo de Goiás