Modelo goiano de gestão do Entorno do DF vira referência para Região Metropolitana de Palmas

Comitiva da recém-criada Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Metropolitano de Palmas busca na estrutura goiana boas práticas para implementar em sua nova gestão regional

Modelo goiano de gestão do Entorno do DF vira referência para Região Metropolitana de Palmas
Secretário Pábio Mossoró e equipe da SEDF-GO recebe a comitiva tocantinense: gestão metropolitana eficiente mesmo diante de desafios complexos/Fotos: SEDF-GO

A Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) recebeu nesta semana a visita institucional da equipe gestora da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Palmas. Comandada por André Gomes, a missão teve como objetivo conhecer de perto o funcionamento da estrutura goiana, referência nacional em articulação metropolitana.

A secretaria tocantinense foi criada há apenas dois meses com o desafio de organizar a recém-ampliada Região Metropolitana de Palmas, agora composta por 21 municípios. A experiência de Goiás, que hoje atua diretamente com 13 municípios da Região Metropolitana do Entorno, despertou o interesse da equipe técnica do estado vizinho.

Os visitantes foram recepcionados pelo secretário do Entorno, Pábio Mossoró, que fez questão de destacar a importância da troca institucional. “É motivo de muito orgulho saber que o que estamos construindo aqui no Entorno, com o apoio do governador Ronaldo Caiado, tem servido de inspiração para outros estados. A SEDF-GO nasceu para aproximar Goiás do Entorno, para ouvir os municípios e construir soluções regionais, e é essa metodologia que hoje está sendo reconhecida”, ressaltou. 

Eficiência

Na visão do secretário tocantinense André Gomes, o modelo goiano demonstra que é possível desenvolver uma gestão metropolitana eficiente mesmo diante de desafios complexos. “A Secretaria do Entorno é um exemplo prático de como organizar políticas regionais com foco em resultado. Saímos dessa visita mais fortalecidos e com referências importantes para aplicarmos em Palmas”, pontuou.

A superintendente de Políticas de Desenvolvimento Urbano Integrado da SEDF-GO, Paula Tredicci, que acompanhou a reunião, também avaliou positivamente o encontro. “Compartilhamos a forma como estruturamos os núcleos internos — da articulação institucional à comunicação — e mostramos que é possível implantar uma secretaria regional com estratégias bem definidas e planejamento integrado”, disse ela. 

Secretaria do Entorno do Distrito Federal - Governo de Goiás