“Importante para manter vivas as tradições”, afirma Daniel Vilela sobre primeiro Encontro de Muladeiros de Goiânia
Evento é realizado pela primeira vez na capital do Estado; mais de 30 mil pessoas, de todo o Brasil, são esperadas
Goiânia é palco, pela primeira vez, do Encontro de Comitivas de Muladeiros, realizado entre os dias 10 e 14 abril no Parque de Exposições Agropecuária. São esperadas mais de 30 mil pessoas, de todos os estados do Brasil e de outros países, como Colômbia, Estados Unidos e México. Para o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, o evento “é Importante do ponto de vista econômico e para manter vivas as tradições”.
Nesta quinta-feira (11/04), Daniel Vilela visitou os estantes do evento e saiu em comitiva pelas ruas da cidade. Ele também afirmou que o encontro ajuda “a divulgar nosso estado. Inclusive, nesta semana, coincidentemente, nós temos a Tecnoshow, em Rio Verde, evento que mostra a eficiência, a tecnologia e a produtividade goianas. São dois grandes acontecimentos que ajudam a divulgar Goiás como o estado que dá certo”.
O presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), ressaltou a importância cultural do encontro. “Esse evento traz muita alegria pois resgata o hábito de transportar animais pelas estradas boiadeiras. Os tropeiros deslocam com gado e todo esse costume de parar para se alimentar, de ter essas vestes características que a gente está vendo aqui”.
Sobre o Encontro
Várias comitivas chegaram ao Parque nos últimos dias e outras estão a caminho – sendo que alguns integrantes viajaram montados em seus animais. A festa tem como objetivo a reunião das famílias muladeiras, assim como a celebração de suas raízes. A programação contempla concursos de técnicas e animais, leilões e show com o cantor Almir Sater. O evento vai até domingo, quando ocorre a saída dos animais.
Vice-governadoria - Governo de Goiás