Gracinha Caiado endossa rede de proteção à mulher anunciada por Mabel
Proposta defendida pela primeira-dama de Goiás visa ser referência nacional e vai atuar em cinco eixos entre saúde, geração de renda e segurança
O espaço das mulheres na política e a construção de uma rede de proteção que assegure integralmente os direitos do público feminino foi o centro do debate liderado pela primeira-dama Gracinha Caiado (União Brasil), ao lado do candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), nesta segunda-feira (9/9). “Eu acredito claramente que a mulher pode estar onde ela quiser, seja na política ou no seu trabalho”, disse, ao defender que o trabalho será conjunto. “Aqui temos mulheres que são empresárias, formadoras de opinião, que são referência em suas respectivas áreas, e que estão aqui para debater sobre a Goiânia que queremos”, enalteceu.
O evento ocorreu na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), com a presença de lideranças e mulheres associadas, que apresentaram perguntas e puderam ouvir detalhes do projeto de Mabel. “Quando falo no seu nome, Mabel, tenho certeza de que não podemos ter um Estado diferenciado no Brasil, como é Goiás, e uma capital gerida de forma inibida e carente”, comparou ao enaltecer perfil do candidato. “O que nós queremos, em Goiânia, é exatamente essa garra que você tem, Sandro.”
Agenda assertiva
Ao lado de sua mulher, Karolina de Freitas, Mabel expressou a preocupação em construir uma agenda assertiva para as mulheres. Neste quesito, a proposta é constituir uma rede de cuidado e proteção à mulher. “Vamos montar esta rede de proteção que também é direcionada à família e que engloba vários pilares”, ressaltou ao mencionar que o projeto vai atender a cinco eixos prioritários.
Na saúde, a iniciativa vai ampliar a realização de exames como mamografias e atenção às mães desde a gestação até um ano de vida do bebê. A educação terá como foco promover acesso aos cursos de idiomas e robótica. Terá ainda formação na área de tecnologia e engenharia; geração de renda com incentivo à liderança e gestão. Já na segurança o combate à violência doméstica será intensificado e será lançado um aplicativo para contato direto de vítimas com a Guarda Civil Metropolitana.
O candidato pontuou ainda que a medida será conduzida por mulheres na gestão e comentou a escolha do nome da candidata a vice-prefeita, tenente-coronel Cláudia Lira (Avante). “Tinha que ser uma mulher que tivesse capacidade de gestão e conhecimento, ela vem com esses atributos”, enalteceu sobre a experiência administrativa na composição de chapa. Mabel também se compromete a ampliar a presença feminina no primeiro escalão da gestão municipal.
“Não se trata só de segurança, serão cinco eixos. Vai responder a muitos dos desafios que nós temos no município de Goiânia”, afirmou a candidata a vice-prefeita ao complementar que o foco é estabelecer oportunidades às mulheres de forma sistemática. “Ao lado de Mabel, vamos cuidar das mulheres, que são maioria da população. Será uma referência para o Brasil”, projetou.
Vice-presidente da Acieg, Marisa Carneiro falou em nome da entidade. “Quem não gosta de política será administrado por alguém que gosta, por isso a importância e responsabilidade nas nossas escolhas”, ressaltou ao endossar que Sandro Mabel colocou seu nome à disposição para trabalhar e servir de fato à cidade. “Já conquistou tudo que almejava”, destacou ao mencionar a trajetória bem sucedida e a “carência em todos os setores” atualmente na capital.
Participaram do evento ainda a ex-secretária de Desenvolvimento Social e ex-senadora Lúcia Vânia, a vereadora e candidata à reeleição, Sabrina Garcês (Republicanos), o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, Joel de Sant’Anna Braga Filho, a advogada Tatiana Accioly, entre outras lideranças.